Consiste em um conjunto de procedimentos realizados para o tratamento e controle das doenças periodontais. Para isso, inicialmente, faz-se necessário uma avaliação meticulosa da condição do paciente através de exames clínicos (sondagem e periograma) e radiográficos, estabelecendo um correto diagnóstico e plano de tratamento adequado para cada caso.
O tratamento periodontal inclui raspagem (supra e subgengival) e alisamento radicular, responsáveis por remover placa bacteriana e tártaro das superfícies radiculares dos dentes, através de instrumentos manuais (curetas) e ultrassônicos. Quando há a presença de bolsas periodontais muito profundas e de difícil acesso, pode ser necessária uma terapia cirúrgica complementar com o objetivo de expor as superfícies das raízes dos dentes, melhorando o acesso e a visualização, para uma melhor raspagem e alisamento dos mesmos. Além disso, caso haja indicação, também pode ser realizado procedimento cirúrgico regenerativo com o intuito de se tentar regenerar osso e tecido perdidos, visando reverter alguns danos oriundos de destruição pela doença periodontal.
Em casos em que há a presença de infecção generalizada (secreção purulenta), pode ser instituída uma terapia medicamentosa associada (à base de medicamentos antimicrobianos - antibióticos) para diminuir ou interromper a progressão da periodontite.
Tão importante quanto o correto tratamento periodontal em si, é a adesão e o comprometimento do paciente com o mesmo. Para isso, o paciente deve ser devidamente orientado sobre a doença periodontal e sua evolução, bem como seguir à risca as instruções de higiene oral e comparecer às consultas de manutenção (Terapia Periodontal de Suporte) estipuladas pelo cirurgião dentista.
Agende já sua avaliação e descubra qual o melhor tratamento para você!