Consiste em um procedimento cirúrgico proposto para expor maior quantidade de estruturas dentárias para restaurações e/ou requisitos estéticos. Este aumento pode englobar somente a remoção de gengiva, através de gengivectomia, ou também de osso, através de osteotomia e osteoplastia.
Dentre as principais indicações do aumento de coroa clínica podemos citar: acesso e restauração de cáries subgengivais; recuperação de fraturas dentárias localizadas abaixo das gengivas ou do osso que circunda as raízes dentárias (infra-óssea); facilitar o acesso para instrumentos de higienização dental; melhorar o contorno gengival estético (alinhamento de gengivas); correção cirúrgica do sorriso gengival e outras.
Inicialmente, é realizada uma avaliação clínica e radiográfica para se determinar a extensão de remoção do osso e gengiva que circundam o local a ser operado. Em alguns casos, pode ser necessário a confecção de um guia cirúrgico para que os resultados sejam o mais preciso possível, fornecendo maior segurança e previsibilidade ao tratamento.